Casos de Sucesso

Plataforma de Inovação em Água (WIP, da sigla em inglês para Water Innovation Platform) América Latina

A WIP América Latina foi criada com o propósito de reunir inovações tecnológicas com prestadores de serviços do setor de água para alinhar soluções aos desafios das empresas de utilidade pública e facilitar sua adoção. A Isle realizou uma revisão das iniciativas da plataforma de inovação e interagiu com partes interessadas relevantes para compreender o que foi alcançado até o momento, a extensão do progresso feito e os desafios enfrentados. Essas informações foram usadas para orientar o estabelecimento da WIP e maximizar seu impacto no setor.

Os objetivos gerais do projeto eram auxiliar os operadores do setor de água a identificar e adotar novas tecnologias para melhorar a prestação de serviços, qualidade e eficiência, tudo isso no contexto do cumprimento das metas operacionais das empresas de utilidade pública. Isso também promoveu a colaboração e o compartilhamento de dados entre os prestadores de serviços regionais. Com o intuito de direcionar soluções inovadoras pertinentes aos participantes, foram realizadas conversas e elaborado um questionário de avaliação de necessidades. Dois temas principais foram identificados: i) identificação e reparo de vazamentos e ii) otimização por meio de monitoramento em tempo real e aplicação de IoT na infraestrutura (qualidade da água/redes de distribuição/tratamento/infraestrutura) e equipamentos de campo.

Com base nessas necessidades, foi feita uma busca por 10 tecnologias inovadoras que poderiam oferecer soluções para as necessidades identificadas. Foi criada uma plataforma online com informações sobre essas 10 tecnologias, permitindo que os participantes votassem nas 5 principais que seriam apresentadas no evento regional. Esta plataforma foi utilizada como um repositório central à medida que as tecnologias eram revisadas e, posteriormente, acompanhadas, além de servir como ferramenta de gerenciamento de projetos para a Isle e como recurso adicional para os participantes da WIP acessarem informações relevantes conforme necessário e interagirem com as empresas de tecnologia e outros participantes da WIP.

Foi realizado um workshop onde os participantes tiveram a oportunidade de assistir a apresentações virtuais das cinco tecnologias selecionadas. Esse fórum direto facilitou discussões e colaborações que resultaram em futuras adoções. As empresas de utilidade pública decidiram, então, dialogar posteriormente com os fornecedores de tecnologia para discutir as possibilidades de testar ou implementar as soluções inovadoras. No total, 12 empresas de saneamento participaram da América Latina, das quais oito manifestaram interesse em pelo menos uma tecnologia e, destas, 3 se envolveram em atividades de acompanhamento.

Plataforma de Inovação em Água (WIP, Water Innovation Platform) México

O objetivo do projeto era promover a inovação no setor de água e saneamento no México. Foram organizados workshops de identificação de necessidades com empresas de saneamento participantes para identificar as necessidades mais urgentes que enfrentavam. Um tópico de cada categoria foi votado para fazer parte das soluções tecnológicas a serem apresentadas no evento TAG. Essas foram as cinco principais prioridades votadas: i) Identificação e reparo de vazamentos, ii) Digitalização – Monitoramento de Qualidade, iii) Tecnologias de tratamento e reúso de águas residuais, iv) Contaminantes emergentes e v) Modelos de gestão comercial.

No total, 66 colaboradores de 33 empresas de serviços públicos participaram. Após as interações do TAG, uma empresa de serviços públicos mostrou interesse imediato em uma das tecnologias e explorou a oportunidade de testar seu software em sua rede de água potável para melhorar sua gestão comercial e gestão de clientes.

Como parte da experiência dentro da plataforma de inovação e dos workshops TAG, foram organizados 6 seminários com o objetivo de contribuir para a promoção e capacitação da inovação no setor de água e saneamento na América Latina. Os seminários também tinham a intenção de preparar os participantes com várias metodologias, de modo que, uma vez concluídos os workshops TAG, eles teriam ferramentas como o design de validação e a identificação de oportunidades de financiamento para poder executar pilotos e demonstrações com as tecnologias de seu interesse, promovendo soluções inovadoras.

Fale com a Isle Brasil hoje mesmo!

Marque uma conversa e descubra como podemos ajudá-lo

Últimas notícias